Quem Somos

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente

Tatiana Quintela de Azeredo Bastos
Advogada, graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes (UCam), Graduação e Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Gestão Pública pela Universidade Cândido Mendes (UCam), pós-graduada lato sensu em Direito Civil e Constitucional pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Membro da Comissão Especial de Licitações e Contratos Administrativos da OAB/RJ (CELCA) (período 2014-2016 e 2016-2018)

Vice-Presidente para Assuntos Administrativos- Financeiros

Nélia Paula Santos Quintanilha (titular)
Graduada em Jornalismo, atuando como Gerente de Planejamento. Cursando MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Especialista em Planejamento Estratégico para a Qualidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Arlinda Maria Rodrigues Antunes (suplente)
Contadora, graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Celso Lisboa, Graduada em Gestão de Obras Civis pela Universidade Veiga de Almeida, MBA em Contabilidade Empresarial com ênfase em IFRS- Normas Internacionais de Contabilidade, pela Trevisan Escola de Negócios. Atuou, durante 14 anos, em Gestão na Área Contábil no Setor de Construção Civil. Empresária Contábil, Presidente da Empresa Rodan Contabilidade e Desenvolvimento.

Vice-Presidente para Assuntos Institucionais e de Alianças

Marta Maria Ferreira Arakaki (titular)
Advogada e Contabilista, especializada em Tributação, Finanças e Administração Imobiliária. Autora e apresentadora de cursos e palestras, com inúmeros trabalhos técnicos publicados, inclusive nos Informativos da empresa COAD, onde atuou como Vice-Presidente, por 25 anos.
Membro das Academias Brasileira de Ciências Contábeis e Nacional de Economia.
Participou como Conselheira de diversas entidades, como o Conselho Federal de Contabilidade, a Fundação Brasileira de Contabilidade, a Associação Comercial do Rio de Janeiro- ACRJ, o SEBRAE/Nacional e o SEBRAE/RJ. Foi Presidente da ANEFAC-Associação Nacional de Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade –Seção RJ, do CEAG-Rio (sucedido pelo SEBRAE/RJ, em 1990) e do BANCO DA MULHER – Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Mulher, quando instalou 12 sedes estaduais, inclusive em Salvador/BA, onde foi implantado um Projeto com recursos do BID-Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Daniele Chaves Teixeira (suplente)
Advogada. Mestre e Doutora em Direito Civil pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Especialista em Direito Privado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialista em Direito Civil pela Università degli Studi di Camerino, Itália. Pesquisadora Bolsista do Max-Planck-Institut fúr ausländisches und internationales Privatrecht, Alemanha. Professora e Coordenadora de Cursos de Pós-Graduaçào de Direito do CEPED/UERJ. Advogada do Escritório Heloisa Helena Barboza Advogados Associados.

Vice-Presidente para Assuntos de Produtos e Metodologia

André de Queiroz Brunelli (titular)
Economista, com graduação em Economia pela UFRJ, 2005, Mestre em Economia pela University College London, 2012, e atualmente é Doutorando em Economia na PUC-Rio, conclusão prevista para 2019.
Estagiou na Secretaria de Trabalho do Município do Rio de Janeiro em 2002, Shell Brazil em 2003, e no Instituto de Estudos de Trabalho e Sociedade – IETS – onde também foi assistente de pesquisa de 2004 a 2006, quando se tornou Analista do Banco Central do Brasil, cargo que exerce atualmente.

Lucio Almirão Ferreira (suplente)
Administrador. Mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e Especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal Fluminense. Atuou como Professor Acadêmico e como Administrador em diferentes órgãos públicos e privados. Atualmente trabalha no BNDES na área de gestão pública e socioambiental.

Vice-presidente para Assuntos de Controle Social

Maria Romana do Carmo Moreira (titular)
Contabilista. MBA em Planejamento, Orçamento e Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas – DF (2003). Técnica de Finanças e Controle (aposentada) da Controladoria Geral da União – CGU. Atuou como Assessora da Presidência do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro RJ e foi Analista Sênior da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico em Saúde – FIOTEC. Integrou o Conselho de Alimentação Escolar – CAE do Município do Rio de Janeiro de 2014 a 2017.

Vice-Presidente para Assuntos de Promoção e Indicadores

Mário Luís Rodrigues Pereira Netto (titular)
Graduado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas, Pós-Graduado em Controladoria, Finanças e Tributos.
Após 40 anos de dedicação a empresas privadas, participa atualmente em organizações do Terceiro Setor, como Presidente do Conselho Fiscal do Lar Fabiano de Cristo e da ANAFF, Presidente do Conselho de Usuários da SKY, Vice-Presidente para Assuntos de Promoção e Indicadores do Observatório Social do Brasil-Rio (OSB-RIO) e membro do Conselho Fiscal do OSB- Araruama.

Rosângela Dias Marinho (suplente).
Contabilista, Especializada em Gestão Pública, com Ênfase em Finanças e Controle Interno. Analista de Controle Interno da SEFAZ-RJ. Ex- Contadora-Geral do Estado do Rio de Janeiro. Conselheira do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro –CRC-RJ– gestão 2014 a 2017 e Coordenadora Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil-PVCC.

CONSELHO FISCAL

Sérgio Magalhães Lima (titular)

Analista de Sistemas, Bacharel em Direito e Diplomado pela Escola Superior de Guerra no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE 2014). Exerce o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB). Ex-Delegado Titular da Delegacia Especial de Instituições Financeiras (Deinf/RJ) e atual Delegado Adjunto da Delegacia de Maiores Contribuintes (Demac/RJ) da RFB.

 Francisco José dos Santos Alves (titular)

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1998) e Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2005). Possui experiência na área de Auditoria no Setor Público, principalmente na área de Prestação de Contas e Demonstrações Contábeis. Atualmente, é professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, exercendo o cargo de Coordenador-Adjunto do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis, e da UNISUAM. Desde 2016 atua como Perito Judicial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Realiza pesquisas nas áreas de: Controladoria no Setor Público, Ética profissional, Auditoria e Perícia Contábil. Atua também como Vice-Presidente de Pesquisa e Estudos Técnicos do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro- CRCRJ, tendo dentre suas várias atribuições a Coordenação do Portal de Transparência do CRCRJ e o apoio ao Voluntariado da Classe Contábil, no Projeto do Programa Dinheiro Direto na Escola, em parceria com o Ministério Público Federal.  

 Sandra Helena Gonzaga Pedroso (titular)

Mestre em Sistema de Gestão de Projetos com foco em Responsabilidade Social pela UFF/RJ e bacharel em Ciências Contábeis pela USU/RJ, com diversas especializações na área de GestãoPública, de Projetos, Financeira, de Controladoria, Engenharia Econômica e Financeira e de Gestão do Terceiro Setor.
Atualmente, é Diretora do Ateliê de Cultura e Presidente do IBAR e do CAE/RJ. Conselheira Suplente do CRC/RJ, Diretora Suplente do Sindicont-Rio e Conselheira Fiscal da ABCR e do Observatório Social do Rio de Janeiro. Professora na área de Empreendedorismo, Gestão Financeira e Administrativa e de Leis de Incentivo Fiscal para Projetos Culturais e Sociais. Atua como consultora administrativa e financeira em Gestão de Projetos Culturais e Sociais em diversas empresas e organizações.

Diva Maria de Oliveira Gesualdi (suplente)
Contadora, Administradora e Filósofa, Especialista em Gestão Financeira e em Contabilidade Empresarial, Vice-Presidente de Pesquisa e Desenvolvimento Profissional do CRC/RJ (2007 a 2009), Membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Diretora de Operações da Fundação Brasileira de Contabilidade (2006 a 2009), Diretora do Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro (2006 a 2009) (2014 a 2018), Docente da Graduação em Ciências Contábeis das seguintes Instituições: Univercidade e Moraes Junior Mackenzie, Docente do MBA de Perícia Contábil na Universidade Cândido Mendes.

Milton Machado (suplente)

CONSELHO CONSULTIVO

Paulo Manoel Lenz Cesar Protasio – Empresário (Presidente)
Fernando Guilherme Tenório – Professor FGV
João Felippe Cury Marinho Mathias – Professor Instituto Economia UFRJ
Michael Freitas Mohallem – Professor FGV
Robert Gregory Michener – Professor FGV
Yuri Sahione – Presidente da Comissão Especial de Anticorrupção, Compliance e Controle Social dos Gastos Públicos
Paula Pincelli Vivacqua – Presidente da Comissão Especial de Licitações e Contratos da OAB/RJ
Vitor Mihessen – Coordenador de Conteúdo da Casa Fluminense

VOLUNTÁRIOS

Mantenedores

ObservatórioSocial do Rio de Janeiro

Só mais um site Observatórios Sociais do Brasil


CEP:
Telefone:
E-mail: