O Observatório Social é um espaço democrático e apartidário, composto pelo maior número possível de entidades representativas da sociedade civil, com o objetivo de contribuir para a melhoria da gestão pública e do combate à corrupção.
Diferente de outras iniciativas de controles sociais, o Observatório Social do Rio atuará na fiscalização do poder público, prioritariamente, municipal do Rio de Janeiro, monitorando os processos de planejamento, contratação, execução e avaliação das políticas públicas, com especial ênfase na ação preventiva, para evitar o mau uso dos recursos públicos e o melhor resultado das políticas públicas.
A transparência, a qualidade na aplicação dos recursos públicos e a educação fiscal são basilares para o Observatório Social do Rio de Janeiro.
São ações regulares do Observatório Social: monitoramento sistemático e preventivo da contratação pública até a entrega final do objetivo contratado; monitoramento da atividade parlamentar; educação fiscal com a capacitação para o controle social; capacitação do gestor público para a cultura da transparência; capacitação do micro e pequeno empresariado para participação na contratação pública; cadastro gratuito dos micro e pequeno empresários para divulgação de abertura de licitações; e transparência de gestão com relatórios quadrimestrais.
Para participar como voluntário do Observatório Social do Brasil – Rio de Janeiro é necessário fazer a capacitação básica em dois módulos: módulo I – Controle Social e Lei de Acesso à Informação; e Módulo II – Noções de Licitação e noções de Orçamento Público Municipal. Os módulos são gratuitos e disponibilizados regularmente.
Saiba mais em: riodejaneiro.osbrasil.org.br/colabore